Paraná


Also found in: Thesaurus, Acronyms, Encyclopedia, Wikipedia.
Related to Paraná: Río Paraná

Pa·ra·ná

 (păr′ə-nä′, pä′rä-)
1. A city of northeast Argentina on the Paraná River north of Rosario. It is a river port accessible for oceangoing vessels.
2. A river of central South America rising in east-central Brazil at the confluence of the Rio Grande and the Paranaíba and flowing about 2,895 km (1,800 mi) generally southwest to its junction with the Paraguay River then south and east to join the Uruguay River and form the Río de la Plata estuary in eastern Argentina.

Paraná

n
1. (Placename) a state of S Brazil, on the Atlantic: consists of a coastal plain and a large rolling plateau with extensive forests. Capital: Curitiba. Pop: 9 798 006 (2002). Area: 199 555 sq km (77 048 sq miles)
2. (Placename) a city in E Argentina, on the Paraná River opposite Santa Fe: capital of Argentina (1853–1862). Pop: 305 000 (2005 est)
3. (Placename) a river in central South America, formed in S Brazil by the confluence of the Rio Grande and the Paranaíba River and flowing generally south to the Atlantic through the Río de la Plata estuary. Length: 2900 km (1800 miles)

Pa•ra•ná

(ˌpær əˈnɑ, ˌpɑr-)

n.
1. a state in SE Brazil. 8,985,981; 76,858 sq. mi. (199,060 sq. km). Cap.: Curitiba.
2. a river flowing from S Brazil along the SE border of Paraguay into the Río de la Plata in E Argentina. 2050 mi. (3300 km) long.
3. a city in E Argentina, on the Paraná River. 211,936.
ThesaurusAntonymsRelated WordsSynonymsLegend:
Noun1.Parana - a South American riverParana - a South American river; tributary of Rio de la Plata
Argentina, Argentine Republic - a republic in southern South America; second largest country in South America
Brasil, Brazil, Federative Republic of Brazil - the largest Latin American country and the largest Portuguese speaking country in the world; located in the central and northeastern part of South America; world's leading coffee exporter
Paraguay, Republic of Paraguay - a landlocked republic in south central South America; achieved independence from Spain in 1811
Guaira, Guaira Falls, Sete Quedas - a great waterfall on the border between Brazil and Paraguay
Urubupunga, Urubupunga Falls - a waterfall in the Parana river in Brazil
References in periodicals archive ?
Embarcações, artes e procedimentos da pesca artesanal no litoral sul do Estado do Paraná, Brasil.
Entendendo que a leitura é um instrumento necessário para garantir uma sociedade mais reflexiva e que a escola exerce papel fundamental nesse processo, tem-se como objetivo geral deste trabalho diagnosticar a competência leitora de alunos em séries de finais de ciclo, a fim de contribuir com uma reflexão crítica acerca da qualidade de leitura dos alunos do ensino fundamental atendidos no município de Irati, Paraná, como mostra representativa do estado atual do ensino de leitura nas escolas de um município paranaense.
O primeiro já concluído e intitulado Outras Palavras: sobre as formas de dizer e as formas de silenciar, teve as transgressões como porta de entrada no Paraná-Norte, um pequeno jornal artesanal editado no período compreendido entre 1934 a 1952, anos que coincidem com a fundação e ordenamento da cidade de Londrina e colonização do chamado Norte novo do Paraná.
A coleta de dados ocorreu em dois hospitais gerais da microrregião de Maringá, Estado do Paraná, qualificados abaixo:
As medidas relativas ao índice pluviométrico foram obtidas junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município de Guarapuava, Estado do Paraná.
1) Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Av Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.
Fonseca (2004) observou que as oscilaçóes do nível hidrométrico da planície de inundaçáo do alto rio Paraná, promovidas pelo regime de chuvas, determinaram a sazonalidade dos fatores limnológicos, o que explicou a variaçáo temporal da classe Cyanophyceae no perifíton.
O trabalho foi conduzido na piscicultura Sgarbi, no município de Palotina, Estado do Paraná, e no Laboratório de Zoologia e Parasitologia Animal da Universidade Estadual do Oeste do Paraná--Unioeste, durante o período de fevereiro a julho de 2007.
Os números que serão mostrados referem-se ao Questionário Sócioeducacional1 preenchido por candidatos Kaingang que fizeram o Vestibular Específico Interinstitucional para Povos Indígenas no Paraná.
O experimento foi realizado no Laboratório de Processamento de Peles de Peixe e demais Espécies de Pequeno e Médio Porte da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná, localizado na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI).
Álvaro Nunes Laranjeira, docente do Mestrado em Comunicação e Linguagens, do Programa de Pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, e um dos líderes do grupo de pesquisa JORXXI.
Para a confirmação de tal hipótese, é observada a construção da identidade do sujeito-índio a partir das práticas políticas no Estado do Paraná, especificamente no meio acadêmico, no qual esse sujeito parece não ter sua inserção garantida.