Ilhéus


Also found in: Encyclopedia, Wikipedia.

I•lhé•us

(iˈlyɛ us)

n.
a seaport in E Brazil. 100,687.
References in periodicals archive ?
A dizimação de populações tradicionais indígenas que viveram às margens do rio Paraná até o século XX e a recente exclusão de ilhéus residentes próximos ao rio Paraná, no Estado do Paraná, são exemplos desta conduta.
Este trabalho tem por objetivo retratar a questão social e econômica em que se encontram ilhéus remanescentes.
Para obtenção de dados sobre condições de vida das populações das cinco ilhas, utilizamos questionário aberto como instrumento científico junto a ilhéus. As informações obtidas foram: ocupação profissional, grau de escolaridade, tempo de residência na ilha, origem geográfica, renda familiar mensal, condições de saneamento e moradia.
Os ilhéus, como população tradicional, praticavam a cultura de subsistência, isto é, cultivavam milho, arroz, feijão, mandioca e banana, para sustento dos membros de sua família, sem fins lucrativos.
No entanto, como grande parte das ilhas do rio Paraná coincide com Áreas de Preservação Permanente (APPs) -- locais destinados à proteção integral, que não permitem a intervenção humana -- os ilhéus residentes nestes espaços vêm sofrendo intensas pressões de gestores ambientais para abandonarem seus territórios tradicionais.
Em 2005, análise da composição familiar dos ilhéus nos permitiu compreender que suas famílias são constituídas por poucas pessoas, em geral, um a dois membros (Figura 3).
Provavelmente isto reflita o quanto "perturbações" econômicas sofridas por estes ilhéus afetaram-nos.
Entre os 24 ilhéus entrevistados, 75% pertencem ao sexo masculino e 25% são do sexo feminino.
Os ilhéus procederam de seis Estados brasileiros (Figura 5).