Maringá


Also found in: Encyclopedia, Wikipedia.
Related to Maringá: Londrina

Ma·rin·gá

 (mä′rĭn-gä′)
A city of southern Brazil northwest of Curitiba. It is a coffee-processing center.
References in periodicals archive ?
Nesse segundo projeto, o acontecimento, a princípio noticiado pelo jornal como parte de um conjunto de fatos do cotidiano da vida londrinense, aos poucos vai tomando proporções de um acontecimento político regional -- envolvendo lideranças de Maringá e outras cidades norte-paranaenses -- com repercussão nacional, já que se coloca contra o Governo JK e sua política econômica.
O objetivo desse estudo foi avaliar a adequação das prescrições e ofertas protéicas a pacientes em uso de terapia nutricional enteral em dois hospitais da região metropolitana de Maringá, Estado do Paraná.
Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 1999.
(1) Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Av Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.
Departamento de Letras, Universidade Estadual de Maringá, Av.
O experimento foi realizado no Laboratório de Processamento de Peles de Peixe e demais Espécies de Pequeno e Médio Porte da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná, localizado na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI).
Objetiva-se, neste trabalho, determinar as características comuns referentes ao perfil, mecanismo de trauma, lesões anatômicas acometidas, tratamento realizado em pacientes com traumatismo abdominal atendidos no Hospital da Universidade Estadual de Maringá, no ano de 2006.
O livro Estudos do texto e do discurso: interfaces entre língua(gens), identidade e memória, organizado pela professora Ismara Tasso da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e publicado pela editora Claraluz, é dividido em quatro capítulos, sendo cada um deles composto por um conjunto de artigos que constituem a obra como uma unidade.
Em Maringá, a mortalidade por causas violentas tem apresentado perfil epidemiológico semelhante aos dados do Brasil e do Estado, acometendo adultos jovens, predominantemente do sexo masculino, conforme aponta este estudo.
Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de campo em duas cidades do norte do Paraná (Apucarana e Maringá), e constatou-se que dentre os produtos químicos industrializados mais caros estavam o ácido muriático e o peróxido de hidrogênio; por outro lado, a água amoniacal, Intercapt, Solupan e o amaciante de carne apresentaram os menores valores.
O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Estado do Paraná, em dois períodos ([P.sub.1]--maiojunho e [P.sub.2]--julho-agosto) de 2005.